38° Atividade – aula 38 – Arte - Professora Jill Araujo.
Nome:________________________________________
3° ano ___________.
Dança como brincadeira
Brincar não é coisa somente de
criança. Todas as pessoas, de todas as idades, conhecem brincadeiras e podem se
divertir com ela.
Para pensar um pouco sobre como é
possível fazer isso, observe a pintura abaixo e converse com as pessoas da sua
família.
·
Você
conhece todas essas brincadeiras?
·
Do
que você costuma brincar?
Várias brincadeiras I, de Ivan Cruz, 2006 (tinta acrílica sobre tela, 1,30 m x 1,70 m).
- Agora, em uma folha à parte, desenhe
as brincadeiras de que você e seus amigos mais gostam.
As brincadeiras misturam jogos,
imaginação e muita diversão. Quando a brincadeira está divertida, temos vontade
de que ela nunca termine, não é verdade?
Podemos brincar em grupo ou sozinhos,
com muita gente ou pouca gente. E brincar é uma coisa que pode acontecer em
qualquer espaço.
Durante uma brincadeira, fazemos
muitos movimentos: Andamos mais rápido, pulamos mais alto, nos movimentamos
silenciosamente, rolamos pelo chão... Tudo isso apenas porque é divertido.
Portanto, movimentar-se faz parte da diversão.
Todos esses movimentos podem ser
usados na dança.
As crianças da Vila Jacilo, de Helena Coelho, 2003 (óleo sobre tela, 40 cm x 60 cm).
Observe a pintura acima e responda:
·
Nessa
pintura e na pintura que você observou na página ao lado, como são os lugares
em que as crianças estão brincando? As brincadeiras são as mesmas?
·
Qual
desses lugares é mais parecido com os lugares em que você costuma brincar?
·
Quais
dessas brincadeiras você escolheria para inspirar movimentos para a dança?
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