11° Atividade – aula 11 – Arte - Professora Jill Araujo.
Nome:________________________________________
4° ano ___________.
Na aula de
arte do CMSP da semana passada (08/06) você aprendeu um pouco mais sobre os
movimentos com os professores Kátia Cristina e Marco Aurélio. Eles ensinaram um
pouco do movimento criado pelo flipbook e pelo zootrópio. Se perdeu essa aula
ou esqueceu você pode clicar no link abaixo e assistí-la novamente.
Taumatrópio
Outra invenção que fornece uma ilusão de movimento com os dois lados
do disco de cada um representando uma fase diferente da do movimento, o
Taumatrópio.
O
taumatrópio foi o primeiro brinquedo desenvolvido para a arte de
animação.
Teve como objetivo justificar um
fenómeno de ilusão de óptica denominado persistência retiniana. O seu autor foi
o médico e físico inglês John Ayron (ou Ayrton) Paris. Há algumas dúvidas
quanto à data do invento, que oscila entre 1824 e 1827. No entanto, o
Thaumatrope foi descrito pela primeira vez por este investigador no livro
“Philosoohy in Sport made Science in Earnest” de 1827.
Durante muito tempo considerou-se que
a ilusão de movimento consistia na sobreposição de imagens na retina, chamada
de persistência retiniana. Estudos mais recentes indicam que essa ilusão está
relacionada com a excitação das células do córtex cerebral pelos estímulos
visuais. Foi designado por EFEITO PHI (Ф).
É o brinquedo óptico mais simples e de
menor dificuldade de execução. Consiste num disco com uma imagem diferente em
cada lado, e um cordel em duas extremidades. O objetivo é sobrepor as imagens
como se fosse só uma, através da rotação do disco. Para isso, enrolam-se os
cordéis e a seguir puxam-se. Enquanto o disco roda as imagens fundem-se criando
a ilusão de ser apenas um desenho.
1 – Agora você vai construir o
seu taumatrópio.
Para fazer o taumatrópio você vai
precisar de:
Passo 01: Recorte dois círculos
de mesmo tamanho na folha de papel.
Passo 02: Pense em um desenho
que possa ser dividido em 2 partes e trace cada parte do desenho em cada um dos
círculos.
Passo 03: Cole os dois círculos
com o palito ou o barbante entre eles como se fosse um sanduíche.
Passo 04: Gire o palito ou barbante e veja o seu
desenho se unir virando um só.
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