segunda-feira, 15 de junho de 2020

Atividade 11


11° Atividade – aula 11 – Arte -  Professora Jill Araujo.

Nome:________________________________________ 4° ano ___________.

Na aula de arte do CMSP da semana passada (08/06) você aprendeu um pouco mais sobre os movimentos com os professores Kátia Cristina e Marco Aurélio. Eles ensinaram um pouco do movimento criado pelo flipbook e pelo zootrópio. Se perdeu essa aula ou esqueceu você pode clicar no link abaixo e assistí-la novamente.

Taumatrópio

Outra invenção que fornece uma ilusão de movimento com os dois lados do disco de cada um representando uma fase diferente da do movimento, o Taumatrópio.
O taumatrópio foi o primeiro brinquedo desenvolvido para a arte de animação. 
Teve como objetivo justificar um fenómeno de ilusão de óptica denominado persistência retiniana. O seu autor foi o médico e físico inglês John Ayron (ou Ayrton) Paris. Há algumas dúvidas quanto à data do invento, que oscila entre 1824 e 1827. No entanto, o Thaumatrope foi descrito pela primeira vez por este investigador no livro “Philosoohy in Sport made Science in Earnest” de 1827.
Durante muito tempo considerou-se que a ilusão de movimento consistia na sobreposição de imagens na retina, chamada de persistência retiniana. Estudos mais recentes indicam que essa ilusão está relacionada com a excitação das células do córtex cerebral pelos estímulos visuais. Foi designado por EFEITO PHI (Ф).




É o brinquedo óptico mais simples e de menor dificuldade de execução. Consiste num disco com uma imagem diferente em cada lado, e um cordel em duas extremidades. O objetivo é sobrepor as imagens como se fosse só uma, através da rotação do disco. Para isso, enrolam-se os cordéis e a seguir puxam-se. Enquanto o disco roda as imagens fundem-se criando a ilusão de ser apenas um desenho.


1 – Agora você vai construir o seu taumatrópio.
Para fazer o taumatrópio você vai precisar de:

Passo 01: Recorte dois círculos de mesmo tamanho na folha de papel.


Passo 02: Pense em um desenho que possa ser dividido em 2 partes e trace cada parte do desenho em cada um dos círculos.


Passo 03: Cole os dois círculos com o palito ou o barbante entre eles como se fosse um sanduíche.


Passo 04: Gire o palito ou barbante e veja o seu desenho se unir virando um só.

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