14° Atividade – aula 14 – Arte - Professora Jill Araujo.
Nome:________________________________________
5° ano ___________.
Você aprendeu na aula de arte do dia
24/06, com os professores Marco Aurélio e professora Kátia através do Centro de
Mídias, sobre movimento e animação em stop motion. Caso não tenha assistido a
essa aula ou não se lembra, segue abaixo o link para assistí-la:
https://www.youtube.com/watch?v=C2oCm5_U1yg
A imagem em movimento
A
lanterna mágica, de Paul Sandby. Desenho. 1760. Coleção particular.
1 - É possível relacionar essa cena com alguma atividade que faz parte de seu dia a dia? Qual?
O século 19 foi um período de muitas invenções. As buscas por novidades trouxeram ao século 20 algo sem precedentes; o avião e o cinema. Com o avião, o tempo gasto para ir de um lugar para outro foi reduzido e, assim, lugares distantes se tornaram mais “próximos”. O cinema, por sua vez, possibilitou a reconstrução da realidade em histórias projetadas e a criação de mundos fantásticos.
O avião tornou possível um antigo sonho
do ser humano: voar. Nessa foto, de 1907, vemos o inventor brasileiro Alberto
Santos Dumont voando com o Demoiselle, um avião que tem estrutura muito
semelhante à dos aviões atuais.
A invenção do cinema não foi resultado
do trabalho de uma só pessoa. Diversos inventos anteriores abriram caminho para
a sua criação. Dentre eles, destaca-se a lanterna mágica, criada em 1659 e
atribuída ao astrônomo holandês Christiaan Huygens.
O aparelho consistia em uma máquina
que tinha uma série de vidros com várias imagens pintadas com tintas translúcidas. Essas imagens eram
projetadas com a utilização da luz de velas. A lanterna mágica foi o primeiro
aparelho destinado a projeções de imagens, e foi muito popular ao longo do
século 18.
As experiências ópticas se
intensificaram no século 19. Em 1832, o físico belga Joseph Plateau inventou o
fenacistoscópio. O aparelho consistia em dois discos, o primeiro com aberturas
através das quais se podia olhar o disco que estava atrás, o qual continha uma
sequência de imagens. Por meio do giro dos dois discos obtinha-se o efeito de
movimento das imagens.
Translúcidas: que permitem que a luz atravesse, mas não deixam ver o que está do outro lado.
Em 1877, o francês Émile Reynaud criou
o praxinoscópio, um tambor com imagens em suas paredes internas. À medida em
que era girado, ele projetava as imagens na parede espelhada em seu interior.
Em 1889, Thomas Edison patenteou o
cinetoscópio, um instrumento de projeção interna de imagens. Como novidade,
tinha uma sequência de imagens em uma tira de película de celuloide, a qual era
girada por engrenagens. Para visualizar o filme, era necessário olhar em um
visor sobre o aparelho, o que limitava a visualização a um espectador por vez.
Pessoa
assiste a um filme no cinetoscópio, 1889.
Todos esses aparelhos de animação
contribuíram para o desenvolvimento do cinema como linguagem.
2 – Em sua opinião, como é possível
criar a ilusão de movimento utilizando imagens estáticas?
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