quarta-feira, 24 de junho de 2020

Atividade 14

14° Atividade – aula 14 – Arte -  Professora Jill Araujo.

 

Nome:________________________________________ 5° ano ___________.

 

Você aprendeu na aula de arte do dia 24/06, com os professores Marco Aurélio e professora Kátia através do Centro de Mídias, sobre movimento e animação em stop motion. Caso não tenha assistido a essa aula ou não se lembra, segue abaixo o link para assistí-la:

https://www.youtube.com/watch?v=C2oCm5_U1yg

 A imagem em movimento

 

A lanterna mágica, de Paul Sandby. Desenho. 1760. Coleção particular.

 1 - É possível relacionar essa cena com alguma atividade que faz parte de seu dia a dia? Qual?


 O século 19 foi um período de muitas invenções. As buscas por novidades trouxeram ao século 20 algo sem precedentes; o avião e o cinema. Com o avião, o tempo gasto para ir de um lugar para outro foi reduzido e, assim, lugares distantes se tornaram mais “próximos”. O cinema, por sua vez, possibilitou a reconstrução da realidade em histórias projetadas e a criação de mundos fantásticos.

 

 

O avião tornou possível um antigo sonho do ser humano: voar. Nessa foto, de 1907, vemos o inventor brasileiro Alberto Santos Dumont voando com o Demoiselle, um avião que tem estrutura muito semelhante à dos aviões atuais.

  

A invenção do cinema não foi resultado do trabalho de uma só pessoa. Diversos inventos anteriores abriram caminho para a sua criação. Dentre eles, destaca-se a lanterna mágica, criada em 1659 e atribuída ao astrônomo holandês Christiaan Huygens.

 

 Lanterna mágica do século 19.


O aparelho consistia em uma máquina que tinha uma série de vidros com várias imagens pintadas com tintas translúcidas. Essas imagens eram projetadas com a utilização da luz de velas. A lanterna mágica foi o primeiro aparelho destinado a projeções de imagens, e foi muito popular ao longo do século 18.

As experiências ópticas se intensificaram no século 19. Em 1832, o físico belga Joseph Plateau inventou o fenacistoscópio. O aparelho consistia em dois discos, o primeiro com aberturas através das quais se podia olhar o disco que estava atrás, o qual continha uma sequência de imagens. Por meio do giro dos dois discos obtinha-se o efeito de movimento das imagens.

  Fenacistoscópio de século 19.

 

 Translúcidas: que permitem que a luz atravesse, mas não deixam ver o que está do outro lado.

Em 1877, o francês Émile Reynaud criou o praxinoscópio, um tambor com imagens em suas paredes internas. À medida em que era girado, ele projetava as imagens na parede espelhada em seu interior.

 

Praxinoscópio, 1880.

Em 1889, Thomas Edison patenteou o cinetoscópio, um instrumento de projeção interna de imagens. Como novidade, tinha uma sequência de imagens em uma tira de película de celuloide, a qual era girada por engrenagens. Para visualizar o filme, era necessário olhar em um visor sobre o aparelho, o que limitava a visualização a um espectador por vez.

 

Pessoa assiste a um filme no cinetoscópio, 1889.

 

Todos esses aparelhos de animação contribuíram para o desenvolvimento do cinema como linguagem.

 

2 – Em sua opinião, como é possível criar a ilusão de movimento utilizando imagens estáticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividade de reposição

  Atividade de reposição – Arte - Professora Jill Araujo.   Nome:_______________________________________. ___° ano ___________.   Ob...