segunda-feira, 29 de junho de 2020

Atividade 16

16° Atividade – aula 16 – Arte -  Professora Jill Araujo.

 

Nome:________________________________________ 5° ano ___________.

 

A dança e o cinema.

 

Os musicais do cinema apresentam muitas cenas de dança. Nesse gênero de filme, atores e atrizes cantam e dançam a maior parte do tempo.

Alguns filmes mais famosos desse gênero são os que mostram passos de sapateado, especialmente entre as décadas de 1930 e 1950. No sapateado, pedaços de metal são colocados na sola dos sapatos. Essa arte é dança e música, porque, ao dançar, os bailarinos criam sons ritmados.

Outros gêneros de dança foram mostrados nas telas dos cinemas: o ritmo de discoteca, a dança indiana, o tango, o balé, o jazz etc.

As videodanças são manifestações contemporâneas que misturam dança com cinema. Dançarinos podem expressar sua arte nos palcos e em estúdios de filmagens, revelando cada detalhe de seus movimentos nas telas de cinema e em exposições de arte pelo mundo afora.

Graças a novas tecnologias, câmeras leves e pequenas podem ser colocadas no dançarino, possibilitando acompanhar seus movimentos.

Criar, inventar na videodança pode ser um projeto artístico que requer muita criatividade.

 

Videodança é uma expressão artística contemporânea que nasceu da mistura entre as artes da dança e do cinema.

 

 


1 – Vamos brincar de sapateado? Você sabe que dança é essa? Senão conhece click no link abaixo e assista a Cia Pé na Tábua:

https://www.youtube.com/watch?v=CWAfPZakgzU

 

Em primeiro lugar, escolha um sapato em que possa colar moedas na sola. Assim poderá fazer barulho ao sapatear. (Para colar moedas na sola do sapato, o ideal é usar cola de alta resistência).

Escolha um tipo de piso que potencialize os sons e tome cuidado para não escorregar. Primeiro ande para frente e para trás e veja se você se sente confortável para fazer movimentos com os pés.

Exercite andar nas pintas dos pés, andar apenas com o calcanhar, entre outros movimentos. Gire devagar e sinta seu equilíbrio. Invente passos combinando ritmos mais rápidos e mais lentos, faça o mesmo movimento várias vezes, teste passos variados e aleatórios.

Fotografe ou filme a sua performance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividade de reposição

  Atividade de reposição – Arte - Professora Jill Araujo.   Nome:_______________________________________. ___° ano ___________.   Ob...