20° Atividade – aula 20 – Arte - Professora Jill Araujo.
Nome:________________________________________
4° ano ___________.
Dança e cultura
Mesmo que cada um de nós se movimente
de maneira única, nosso jeito de dançar está muito relacionado às tradições
culturais a que pertencemos. Isso porque aprendemos a dançar com nossos
familiares, amigos e professores, por exemplo, que compartilham conosco
valores, costumes e tradições de uma mesma cultura.
Ao sambar, por exemplo, executamos
movimentos de pés e de quadril que passaram de geração em geração para chegar
até nós, ou seja, que foram transmitidos culturalmente.
Observe mais alguns exemplos:
A bharatanatyam, é uma dança clássica da Índia, em que os dançarinos ficam com os joelhos dobrados e fazem movimentos firmes com as pernas e os pés. Dacca, Bangladesh, 2016.
O tango, de origem argentina é uma dança executada por pares, caracterizada por movimentos fortes e dramáticos.
A cúmbia colombiana é uma dança inspirada nas danças afriacanas e espanholas, em que os dançarinos giram, movem os pés para a frente e para trás e balançam o quadril no ritmo da música. Cartagena, Colõmbia, 2010.
1 – Vamos dançar samba no pé? Siga os passos:
Passo 1
A – Primeiro movimento: o pé direito
desliza um pouco para trás, de modo que seu arco encoste o calcanhar do pé
esquerdo.
B – Segundo movimento: o pé esquerdo
desliza um pouco para a frente.
C – Terceiro passo: o pé direito
desliza de volta para a frente até que seu arco encoste de novo no calcanhar do
pé esquerdo.
Passo 2
A – Primeiro movimento: o pé esquerdo
desliza para trás, de modo que seu arco encoste no calcanhar do pé direito.
B – Segundo movimento: o pé direito
desliza um pouco para a frente.
C – Terceiro movimento: o pé esquerdo
desliza de volta para a frente até que seu arco encoste de novo no calcanhar do
pé direito. E assim sucessivamente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário