22° Atividade – aula 22 – Arte - Professora Jill Araujo.
Nome:________________________________________
3° ano ___________.
Você assistiu no dia 14/07 pelo centro
de mídias, com os professores Joelson
Lima e Fernanda Borges, a aula de arte – Cultura da dança, caso não
tenha assistido ou não se lembre dessa aula, click no link abaixo e assista:
https://www.youtube.com/watch?v=tmw3QrN5hFI
Que arte é essa?
O
balé de Nijinsky
Vaslav
Nijinsky em dois momentos do espetáculo A tarde de um fauno, em Paris, na
França, em 22 de janeiro de 1912.
Observe as fotografias e responda:
1 – O que mais chama sua atenção
nessas imagens?
2 – Você diria que Nijinsky está
dançando? Por quê?
3 – Como você descreveria as posições
em que ele aparece nas fotos?
4 – Você consegue imaginar que
movimentos levam o bailarino de uma posição a outra?
Nas fotos da página ao lado, vemos o bailarino e coreógrafo russo Vaslav Nijinsky (1889-1950), um dos responsáveis por transformar a dança de sua época.
Filho de bailarinos poloneses, começou
a dançar aos 4 anos de idade. Estudou balé no Teatro Imperial da Rússia, em uma
época em que esse tipo de dança seguia uma série de regras muito rígidas.
Começou a dançar profissionalmente aos 18 anos e ficou famoso pela grande
habilidade técnica.
Nos espetáculos que ele mesmo
coreografou, destacou-se pela criatividade. A peça A tarde de um fauno, apresentada pela primeira vez em 1912, é um
exemplo disso. Em sua criação, Nijinsky trabalhou os movimentos de forma muito
diferente dos padrões da época. Observe novamente as imagens da página ao lado.
As roupas e as posições do bailarino
procuram representar um fauno,
personagem principal do espetáculo, que contava uma história inspirada na
mitologia da Grécia e da Roma antigas.
Mas por que Nijinsky fazia esses
movimentos durante o espetáculo para contar essa história?
Para pensar sobre isso, compare as
figuras do vaso na foto abaixo com as posições do bailarino. O que você
percebe?
|
Pintura em vaso grego de cerca do século 7 a.C.
Quando Nijinsky criou a dança de A tarde de um fauno, ele se baseou nas
pinturas dos vasos gregos, em que as
pessoas são representadas de perfil (de lado).
Assim, ele organizou todos os
movimentos da dança para que as cenas lembrassem as pinturas de vasos como
esse. Todos os bailarinos deviam se mover como se fossem figuras em um vaso da
Antiguidade. E isso era um grande desafio!
Nenhum comentário:
Postar um comentário