segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Atividade 33

 33° Atividade – aula 33 – Arte -  Professora Jill Araujo.

 

Nome:________________________________________ 4° ano ___________.

 

Você assistiu no dia 15/09 pelo centro de mídias, com os professores Joelson Lima e Fernanda, a aula de arte – Possibilidades de cena, caso não tenha assistido ou não se lembre dessa aula, click no link abaixo e assista:

https://www.youtube.com/watch?v=n-o5_aed_E4

Vamos experimentar

 

Chegou a hora de criar a sua própria dramaturgia. Você vai inventar um diálogo entre dois animais e apresenta-lo as pessoas que moram com você!

 

Escrita e leitura teatral

Inventando um diálogo entre dois animais

 

1 – Escolha dois animais que serão personagens.

 

2 – Em uma folha de papel, anote os animais que você escolheu.

 

3 – Pense nas características dos dois animais. Eles são mais agitados ou mais calmos? A voz deles e grave ou aguda? Eles falam devagar ou rápido? Anote as características de cada animal.

 

4 – Se quiser, dê um nome aos animais.

 

5 – Imagina uma conversa entre eles. O que estariam fazendo? Eles já se conheciam antes? Gostam um do outro?

 

6 – Anote o que um falou para o outro, tendo como base a dramaturgia que conhecemos: primeiro escreva o nome do animal, depois sua fala; na linha de baixo, escreva o nome do outro animal e sua fala, e assim por diante.

 

7 – Se quiser descrever algum elemento da cena que não seja diálogo, como o local ou a ação de algum animal, utilize rubrica. Você pode usar um lápis de cor diferente para isso ou colocar os trechos entre parênteses.

 

Dica

·         Seja criativo ao pensar nas características dos animais. Por exemplo: uma tartaruga pode ser bem lenta, fazer tudo muito devagar, ou, justamente o contrário, pode ser uma tartaruga apressada, que faz tudo com muita rapidez.

·         Ao pensar na conversa entre seus animais, inspire-se nas características que você imaginou para eles. Não existe uma regra para o conteúdo de um diálogo. Os animais podem falar sobre o que você quiser, podem estar onde você quiser, fazendo o que você quiser. Acima de tudo, divirta-se escrevendo o diálogo, mesmo que a conversa entre os animais seja sobre um assunto triste.

·         A dramaturgia é escrita para ser interpretada por atores e atrizes. Pense nisso quando estiver escrevendo. Leia em voz alta seu texto para verificar como ele poderá ser interpretado.

 

Lenda a dramaturgia em dupla

 

1 – Agora você precisará da ajuda das pessoas que moram você, escolha uma para formar dupla com você e o restante fará parte da platéia. Vocês devem fazer uma leitura teatral da sua dramaturgia. Essa leitura deve ser feita em voz alta, com cada um interpretando um dos personagens da maneira mais expressiva possível.

 

Dica

·         Conte para as pessoas as características que pensou para cada animal. Isso ajuda bastante na hora de fazer a leitura teatral. A cena se torna muito mais interessante quando interpretada ressaltando as características de cada animal. Por exemplo: se o personagem  é uma tartaruga que faz tudo muito devagar, você pode ler o texto com uma voz arrastada ou tranquila.

 

Hora da reflexão

1 – Foi difícil criar os personagens, imaginar suas características, seu nome? Qual foi a parte mais divertida dessa criação?

 

2 – Como foi a experiência de escrever a conversa entre os dois animais? Você teve facilidade ou dificuldade de imaginar o diálogo? E de escrevê-lo?

 

3 – Você se sentiu a vontade ou envergonhado durante a leitura teatral? Foi difícil interpretar seu personagem? Quais foram as dificuldades?

 

4 – Você ou a outra pessoa interpretaram algum dos personagens de forma muito engraçada ou diferente?

 



· Essas atividades são para descontração e interação com as pessoas que moram com você. Um momento para relaxar e ficarem próximos, aproveite esses momentos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividade de reposição

  Atividade de reposição – Arte - Professora Jill Araujo.   Nome:_______________________________________. ___° ano ___________.   Ob...