terça-feira, 3 de novembro de 2020

Atividade 39

 39° Atividade – aula 39 – Arte -  Professora Jill Araujo.

 

Nome:________________________________________ 4° ano ___________.

 

 

Os sentidos e o lugar: a construção da paisagem

 

Em arte, paisagem é o nome que damos à pintura, à fotografia ou ao desenho que mostra como um lugar foi percebido por quem criou a imagem. Essas obras podem representar lugares onde vivem os artistas, lugares por onde esses artistas passaram alguma vez ou dos quais apenas ouviram falar. Podem representar até mesmo lugares imaginários.

Para criar essas obras, cada artista escolhe mostrar um pouco do que percebeu na paisagem observada. Em alguns casos, as pinturas de paisagens nos fazem lembrar (ou imaginar) até do som ou do cheiro dos elementos presentes no obra!

Veja abaixo a obra Paisagem do lago, uma pintura criada pela artista Leda Catunda. Nela, podemos observar um conjunto de elementos naturais, com destaque para uma linha azul, que indica o caminho que a água percorre entre as montanhas verdejantes até chegar a um lago. Você já viu um lugar como esse?

 

Paisagem com lago, Leda Catunda, 1984 (tinta acrílica sobre colchão, 105 cm x 185 cm x 25 cm).

 

 

Caminhada de exploração espacial

 

Para exercitar sua habilidade de investigar lugares com base no que o seu corpo percebe, vamos fazer alguns exercícios de observação e desenho de paisagens.

 

1 – Escolha um espaço ao ar livre para observar o entorno de três pontos de vista diferentes, que você vai desenhar em três folhas diferentes.

 

2 – Prepare o material de que vai precisar para fazer os desenhos: três folhas de papel sulfite, um lápis e uma borracha. Se quiser colorir os desenhos, separe também lápis de cor, giz de cera ou canetinhas.

 

 

O que você está vendo?

 

1 – Observe o espaço que você escolheu para desenhar e defina um ponto de referência. Pode ser uma árvore, um poste, um prédio, um prédio, um banco ou outro elemento que chame a sua atenção.

 

2 – De frente para o lugar escolhido, defina em que parte do papel vai ficar o seu ponto de referência e desenhe-o.

 

3 – Quando estiver desenhando, preste atenção no tamanho dos elementos da paisagem: plantas, construções, objetos, pessoas. É importante perceber e comparar o tamanho das coisas, ou seja, a escala entre elas. Por exemplo: Qual é o tamanho de uma pessoa que está perto de uma árvore? Como você consegue mostrar em seu desenho quanto essa árvore é maior que a pessoa?

 

 

O que você estaria vendo se fosse uma formiga ou um beija-flor?

 

1 – Observe a mesma paisagem do desenho anterior e imagine que você é uma formiga. Pense em como o seu ponto de vista mudaria se você estivesse olhando de baixo para cima.

 

2 – Repita o mesmo procedimento para o terceiro desenho, mas, desta vez, imaginando que você é um beija-flor. Como seria seu ponto de vista se você estivesse olhando de cima para baixo?

 

Hora da reflexão

 

·         Qual dos desenhos foi mais fácil de fazer? E qual deles foi mais difícil?

 

·         Você já havia passado tanto tempo observando o espaço que você desenhou? Conseguiu notar algo nele que nunca tinha visto antes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividade de reposição

  Atividade de reposição – Arte - Professora Jill Araujo.   Nome:_______________________________________. ___° ano ___________.   Ob...