39° Atividade – aula 39 – Arte - Professora Jill Araujo.
Nome:________________________________________
4° ano ___________.
Os sentidos e o lugar: a construção da
paisagem
Em arte, paisagem é o nome que damos à pintura, à fotografia ou ao desenho
que mostra como um lugar foi percebido por quem criou a imagem. Essas obras
podem representar lugares onde vivem os artistas, lugares por onde esses
artistas passaram alguma vez ou dos quais apenas ouviram falar. Podem
representar até mesmo lugares imaginários.
Para criar essas obras, cada artista
escolhe mostrar um pouco do que percebeu na paisagem observada. Em alguns
casos, as pinturas de paisagens nos fazem lembrar (ou imaginar) até do som ou
do cheiro dos elementos presentes no obra!
Veja abaixo a obra Paisagem do lago, uma pintura criada
pela artista Leda Catunda. Nela, podemos observar um conjunto de elementos
naturais, com destaque para uma linha azul, que indica o caminho que a água
percorre entre as montanhas verdejantes até chegar a um lago. Você já viu um
lugar como esse?
Paisagem com lago, Leda Catunda, 1984 (tinta acrílica sobre colchão, 105 cm x 185 cm x 25 cm).
Caminhada de exploração espacial
Para exercitar sua habilidade de
investigar lugares com base no que o seu corpo percebe, vamos fazer alguns
exercícios de observação e desenho de paisagens.
1 – Escolha um espaço ao ar livre para
observar o entorno de três pontos de vista diferentes, que você vai desenhar em
três folhas diferentes.
2 – Prepare o material de que vai
precisar para fazer os desenhos: três folhas de papel sulfite, um lápis e uma
borracha. Se quiser colorir os desenhos, separe também lápis de cor, giz de
cera ou canetinhas.
O
que você está vendo?
1 – Observe o espaço que você escolheu
para desenhar e defina um ponto de referência. Pode ser uma árvore, um poste,
um prédio, um prédio, um banco ou outro elemento que chame a sua atenção.
2 – De frente para o lugar escolhido,
defina em que parte do papel vai ficar o seu ponto de referência e desenhe-o.
3 – Quando estiver desenhando, preste
atenção no tamanho dos elementos da paisagem: plantas, construções, objetos,
pessoas. É importante perceber e comparar o tamanho das coisas, ou seja, a
escala entre elas. Por exemplo: Qual é o tamanho de uma pessoa que está perto
de uma árvore? Como você consegue mostrar em seu desenho quanto essa árvore é
maior que a pessoa?
O
que você estaria vendo se fosse uma formiga ou um beija-flor?
1 – Observe a mesma paisagem do
desenho anterior e imagine que você é uma formiga. Pense em como o seu ponto de
vista mudaria se você estivesse olhando de baixo para cima.
2 – Repita o mesmo procedimento para o
terceiro desenho, mas, desta vez, imaginando que você é um beija-flor. Como
seria seu ponto de vista se você estivesse olhando de cima para baixo?
Hora
da reflexão
·
Qual
dos desenhos foi mais fácil de fazer? E qual deles foi mais difícil?
·
Você
já havia passado tanto tempo observando o espaço que você desenhou? Conseguiu
notar algo nele que nunca tinha visto antes?
Nenhum comentário:
Postar um comentário