segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Atividade 40

 40° Atividade – aula 40 – Arte -  Professora Jill Araujo.

 

Nome:________________________________________ 4° ano ___________.

 

 

A transformação da madeira em escultura

 

A arte da escultura em madeira é muito antiga. Ela é feita de muitas maneiras, por diferentes pessoas, dos mais diversos povos e lugares.

O artista Cícero Alves dos Santos, mais conhecido como véio, conta que, quando acha um tronco de madeira caído na mata ou em lugares por onde passa, observa a madeira para decidir de que forma vai trabalhar com ela.

Vamos conhecer duas formas que o artista usa para criar suas esculturas em madeira: usando “madeira aberta” e “madeira fechada”.

 

Esculturas com “madeira aberta”

 

Se véio encontra um pedaço de madeira que já está cortado por uma poda ou um tronco que se partiu ao cair, usa ferramentas de corte e entalhe para dar formas ao tronco. Ele altera a aparência original do tronco completamente, como você observa nas imagens abaixo, criando rostos e mãos, por exemplo. Depois, usa tinta para colorir a peça.

 

O morcego da asa branca, de véio, data desconhecida (madeira pintada com tinta acrílica).

 

 Sem título, de véio, data desconhecida (madeira pintada com tinta acrílica).



Esculturas com “madeira fechada”

 Se véio encontra um pedaço de madeira que está inteiro, ou seja, um pedaço que não permite ver a parte de dentro do caule, ele apenas lixa sua casca e apara suas extremidades, mantendo ao máximo sua forma original.

Ele estuda essa forma e busca encontrar nela uma imagem, como um animal, uma pessoa ou uma criatura imaginária.

Sem usar ferramentas para criar novas formas na madeira, véio pinta a escultura, mostrando na peça as características que percebeu durante a observação inicial.

Esse processo é parecido com o exercício que fizemos de procurar imagens nas fotografias.

Veja duas esculturas que ele criou dessa maneira.

 

A visão, de véio, data desconhecida (madeira pintada com tinta acrílica).

 

O zambeta, de véio, data desconhecida (madeira pintada com tinta acrílica).

  

 

Antes de fazer suas esculturas, muitos artistas começam por projetos ou estudos.

Fazendo estudos, os artistas podem planejar materiais e formatos antes de fazer o trabalho final.

Vamos fazer alguns estudos para a criação de esculturas usando fotografias de pedaços de madeira.

 

Estudos para esculturas em madeira

 

Mudando a forma da madeira

 

Observe as formas do pedaço de madeira na fotografia abaixo (não é necessário imprimir, você pode usar uma imagem de um tronco ou desenhar um parecido com este para realizar a atividade). Agora, imagine que você vai fazer uma escultura com ele. Para isso, você poderia tirar as partes da madeira que achasse necessário.

 

 

1 – Como seria essa escultura? Que parte estaria apoiada no chão?

 

2 – Com um lápis, desenhe sobre a foto da madeira a forma que você quer que ela tenha. Por exemplo, um animal, uma pessoa ou um objeto.

 

3 – Use lápis de cor ou canetinha na cor preta para cobrir todas as partes da madeira que você precisaria arrancar para criar sua escultura.

 

4 – Na finalização, use giz de cera para colorir as partes da escultura, alterando sua aparência.

 

Mantendo a forma da madeira

 

Imagine que você vai fazer uma outra escultura com a mesma madeira. Dessa vez, você não tiraria nenhum pedaço de madeira para fazer a escultura, apenas aproveitaria seu formato original.

 

1 – Como seria essa escultura? Que parte seria apoiada no chão?

 

2 – Com lápis de cor ou giz de cera, você pode colorir partes do tronco, alterando a aparência dele.

 



 

Dica:

·         Você pode virar seu desenho, se quiser fazer estudo com a madeira deitada, ou seja, na horizontal.

 

 

 Hora da reflexão

 

·         O que você mais gostou de fazer durante os estudos para as esculturas? Por quê?

 

·         Qual das duas maneiras exploradas pelo artista véio para criar esculturas você achou mais interessante? Por quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividade de reposição

  Atividade de reposição – Arte - Professora Jill Araujo.   Nome:_______________________________________. ___° ano ___________.   Ob...