11° Atividade – aula 11 – Arte - Professora Jill Araujo.
Nome:________________________________________
5° ano ___________.
Cantando a memória indígena!
A música dos Guarani
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1 – Você conhece alguma canção
indígena? Qual?
2 – Por que é importante preservar as
tradições culturais?
3 – Você concorda que o canto pode ser
uma forma de resgatar e de valorizar a cultura de um povo?
Observe a imagem a seguir:
Coral
de crianças guaranis da aldeia Tenondé Porã, Parelheiros, São Paulo.
Observando a imagem, você conseguiu
reconhecer um grupo de crianças indígenas? Que elementos da fotografia você
pode citar para justificar essa conclusão?
A aldeia Tenondé Porã é formada por
mais de cem famílias que, em geral, vivem do comércio de suas produções
artísticas. São mais de mil moradores, a maioria crianças de até 6 anos.
Na escola de Tenondé Porã, as crianças
aprendem a língua guarani e a língua portuguesa. Já com a comunidade da aldeia,
aprendem a preservar as tradições de seu povo, como o canto e a dança.
O coral das crianças entoa, entre
outros cânticos, o “Xondaro´i”, uma homenagem aos participantes do Xondaro, uma
dança guarani que se assemelha às artes marciais e à capoeira.
A seguir, leia a letra dessa canção em
guarani, acompanhada da tradução.
Xondaro´i
Epuâ jevy xondaro´i, xondaro´i Levantem-se
guardiões e guardiãs
Jajerojy jajeroky
Para agradecer e dançar
Nhanderu oexa agwâ
Nosso Pai supremo
Nhandexy tenonde
Nossa Mãe suprema
Renbiexa meme´î
Acompanhando tudo
Da morada sagrada
Letra
da canção “Xondaro´i”.Ñande Reko Arandu
– Memória viva guarani.
Organizado
por Timóteo da Silva – Verá Popyguá, MCD, 2001.
O que você achou da letra? Você
játinha visto algum texto escrito em guarani?
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
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