12° Atividade – aula 12 – Arte - Professora Jill Araujo.
Nome:________________________________________
5° ano ___________.
A voz e o canto
O coral da aldeia Tenondé Porã é
formado por meninos e meninas como você. Ao cantar, eles resgatam e valorizam a
cultura e as tradições do seu povo usando um único instrumento: a própria voz!
Assim como todo som, a voz humana tem
características particulares de um timbre, altura, intensidade e duração.
Todo mundo pode cantar, pois essa é
uma forma de expressão, um meio de comunicação e, para muitos, até uma atitude
de libertação! No entanto, quando alguém se propõe a aprimorar o canto, precisa
desenvolver algumas qualidades especiais na voz.
·
A
afinação é a emissão de um ou mais
sons em sua altura exata, ou seja, grave ou agudo, conforme indicado na
composição criada por um músico.
Ela está
relacionada ao controle das pregas vocais, que se alongam ou se encurtam para
produzir diferentes alturas – isso somado à percepção auditiva que as reconhece.
·
A
tonacidade é a energia necessária
para cantar. O alcance da voz está sempre relacionado a essa energia.
|
1 – Para começar, vamos prestar
atenção à ressonância do som dentro de nossa cabeça? Chame seus familiares para
participar desse jogo com você e siga os passos:
A)
Escolha
uma música que você e seus familiares conheçam bem.
B)
Em
seguida vocês vão cantá-la usando apenas as sílabas “nu”.
C)
Depois
de cantar, reflita sobre como essa música soou para você: o som ecoou na
frente, em cima ou atrás de seu rosto?
2 – Para este próximo jogo é
necessário uma bola e a participação dos seus familiares.
A)
Todos
se sentam em círculo.
B)
Um
dos participantes vai até o centro da roda e quica uma bola no chão, como se
estivesse jogando basquete, enquanto canta “esta é a minha bola, vou passá-la
para mim”.
C)
Depois
de um tempo, que não deve ultrapassar um minuto, o jogador passa a bola de
surpresa para um colega escolhido aleatoriamente, alterando o final da canção
para: “esta é a minha bola, vou passa-la para (o nome de quem vai receber a
bola)”.
D)
Quem
receber a bola deve ir para o centro da roda e repetir o procedimento,
escolhendo outro colega para receber a bola e assim sucessivamente, até que
todos tenham participado.
E)
Se
algum jogador não conseguir pegar a bola de primeira, não há problema. Ele
busca a bola e vai para o centro da roda!
Nenhum comentário:
Postar um comentário