quarta-feira, 17 de junho de 2020

Atividade 12


12° Atividade – aula 12 – Arte -  Professora Jill Araujo.

Nome:________________________________________ 5° ano ___________.

A voz e o canto

O coral da aldeia Tenondé Porã é formado por meninos e meninas como você. Ao cantar, eles resgatam e valorizam a cultura e as tradições do seu povo usando um único instrumento: a própria voz!
Assim como todo som, a voz humana tem características particulares de um timbre, altura, intensidade e duração.
Todo mundo pode cantar, pois essa é uma forma de expressão, um meio de comunicação e, para muitos, até uma atitude de libertação! No entanto, quando alguém se propõe a aprimorar o canto, precisa desenvolver algumas qualidades especiais na voz.
·         A afinação é a emissão de um ou mais sons em sua altura exata, ou seja, grave ou agudo, conforme indicado na composição criada por um músico.
Ela está relacionada ao controle das pregas vocais, que se alongam ou se encurtam para produzir diferentes alturas – isso somado à percepção auditiva que as reconhece.
·         A tonacidade é a energia necessária para cantar. O alcance da voz está sempre relacionado a essa energia.
Chamamos de aparelho fonador  o conjunto de órgãos do corpo humano (entre eles, pulmão, traqueia, laringe, boca e nariz) responsável pela emissão da voz.
 
Para obter essas qualidades da voz, além de conheceras possibilidades do próprio corpo e do aparelho fonador, é necessário exercitar os músculos envolvidos nessa ação por meio de técnicas específicas.







1 – Para começar, vamos prestar atenção à ressonância do som dentro de nossa cabeça? Chame seus familiares para participar desse jogo com você e siga os passos:
A)   Escolha uma música que você e seus familiares conheçam bem.
B)   Em seguida vocês vão cantá-la usando apenas as sílabas “nu”.
C)   Depois de cantar, reflita sobre como essa música soou para você: o som ecoou na frente, em cima ou atrás de seu rosto?


2 – Para este próximo jogo é necessário uma bola e a participação dos seus familiares.
A)   Todos se sentam em círculo.
B)   Um dos participantes vai até o centro da roda e quica uma bola no chão, como se estivesse jogando basquete, enquanto canta “esta é a minha bola, vou passá-la para mim”.
C)   Depois de um tempo, que não deve ultrapassar um minuto, o jogador passa a bola de surpresa para um colega escolhido aleatoriamente, alterando o final da canção para: “esta é a minha bola, vou passa-la para (o nome de quem vai receber a bola)”.
D)   Quem receber a bola deve ir para o centro da roda e repetir o procedimento, escolhendo outro colega para receber a bola e assim sucessivamente, até que todos tenham participado.
E)   Se algum jogador não conseguir pegar a bola de primeira, não há problema. Ele busca a bola e vai para o centro da roda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividade de reposição

  Atividade de reposição – Arte - Professora Jill Araujo.   Nome:_______________________________________. ___° ano ___________.   Ob...