segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Atividade 32

 

32° Atividade – aula 32 – Arte - Professora Jill Araujo.

 

Nome:________________________________________ 5° ano ___________.

 

Você assistiu no dia 08/09 pelo centro de mídias, com os professores Joelson Lima e Márcia Janini, a aula de arte – Criação em teatro, caso não tenha assistido ou não se lembre dessa aula, click no link abaixo e assista:

https://www.youtube.com/watch?v=g6MlbVE3y8M

 

Espaço e teatro

 

 

Praia do Guaiuba, Guarujá (SP) 
                                       

                                                               Parque Moinhos de Vento, Porto Alegre (RS)

 


                                      



Escola Municipal na comunidade de Pipiyã Travessão de Ouro, Floresta (PE) 








Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), São Paulo (SP)





Preste atenção no lugar onde você está no momento em que lê esta atividade. Como é esse espaço? Nem sempre prestamos atenção aos espaços que nos rodeiam. Menos ainda quando eles fazem parte do nosso dia a dia.

O tempo todo interagimos com o espaço, porque tudo o que fazemos, afinal, fazemos em algum lugar. Os espaços que habitamos estão relacionados com nossa cultura e com nossas características pessoais. Por exemplo, nossa casa diz muito sobre nós (nossos objetos preferidos, como organizamos nossas coisas, a qual comunidade pertencemos).

O espaço é muito importante para o teatro também. Vamos experimentar um jogo teatral que investiga o espaço.

 

Fotografia teatral de diferentes espaços

 

1 – Convide as pessoas que moram com você a participar desse jogo teatral com você. O espaço a ser fotografado é “praia”.

 

2 – Então, os jogadores vão montar uma foto teatral desse espaço. Um participante por vez deve caminhar até a frente da sala e “congelar” (como em um jogo de estátua) representando uma ação que seria comum ao espaço anunciado. Invente sua posição e fique firme, sem se mexer. Por exemplo: se o espaço anunciado é praia, você pode “congelar” como se estivesse tomando sol ou surfando.

 

3 – Depois de o primeiro participante “congelar” na posição dele, o segundo deve caminhar até o espaço de cena e “congelar” em outra posição, também relacionada a esse espaço. Depois é a vez do terceiro participante, do quarto, do quinto, até o limite de 12 ou 13 participantes. Desse modo, o grupo deve criar uma foto que represente o espaço anunciado.

 

4 – Quando o grupo estiver posicionado e participando da cena, outra pessoa vai tirar uma fotografia. Feito isso, observe a fotografia e veja se é possível entender qual foi o local escolhido somente por meio das posições construídas pelos participantes.

 



Dica

·         Lembre-se de observar com atenção as ações propostas pelos participantes. Sua pose pode se relacionar com a posição criada pelos outros participantes!

 

 

Observação: faça um registro da atividade através de vídeo ou foto. Se não conseguir registre as sensações provocadas pela brincadeira. Essas atividades são para descontração e interação com as pessoas que moram com você. Um momento para relaxar e ficarem próximos, aproveite esses momentos.

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