32°
Atividade – aula 32 – Arte - Professora Jill Araujo.
Nome:________________________________________ 5° ano
___________.
Você
assistiu no dia 08/09 pelo centro de mídias, com os professores Joelson Lima e
Márcia Janini, a aula de arte – Criação em teatro, caso não tenha assistido ou
não se lembre dessa aula, click no link abaixo e assista:
https://www.youtube.com/watch?v=g6MlbVE3y8M
Espaço
e teatro
Praia do Guaiuba, Guarujá (SP)
Parque Moinhos de Vento, Porto Alegre (RS)
Escola Municipal na comunidade de Pipiyã Travessão de Ouro, Floresta (PE)
Preste atenção no lugar onde você está no momento em que lê esta atividade. Como é esse espaço? Nem sempre prestamos atenção aos espaços que nos rodeiam. Menos ainda quando eles fazem parte do nosso dia a dia.
O
tempo todo interagimos com o espaço, porque tudo o que fazemos, afinal, fazemos
em algum lugar. Os espaços que habitamos estão relacionados com nossa cultura e
com nossas características pessoais. Por exemplo, nossa casa diz muito sobre
nós (nossos objetos preferidos, como organizamos nossas coisas, a qual
comunidade pertencemos).
O
espaço é muito importante para o teatro também. Vamos experimentar um jogo
teatral que investiga o espaço.
Fotografia teatral de diferentes espaços
1 –
Convide as pessoas que moram com você a participar desse jogo teatral com você.
O espaço a ser fotografado é “praia”.
2 –
Então, os jogadores vão montar uma foto teatral desse espaço. Um participante
por vez deve caminhar até a frente da sala e “congelar” (como em um jogo de
estátua) representando uma ação que seria comum ao espaço anunciado. Invente
sua posição e fique firme, sem se mexer. Por exemplo: se o espaço anunciado é
praia, você pode “congelar” como se estivesse tomando sol ou surfando.
3 –
Depois de o primeiro participante “congelar” na posição dele, o segundo deve
caminhar até o espaço de cena e “congelar” em outra posição, também relacionada
a esse espaço. Depois é a vez do terceiro participante, do quarto, do quinto,
até o limite de 12 ou 13 participantes. Desse modo, o grupo deve criar uma foto
que represente o espaço anunciado.
4 –
Quando o grupo estiver posicionado e participando da cena, outra pessoa vai
tirar uma fotografia. Feito isso, observe a fotografia e veja se é possível
entender qual foi o local escolhido somente por meio das posições construídas
pelos participantes.
Dica
·
Lembre-se de observar com atenção as ações propostas
pelos participantes. Sua pose pode se relacionar com a posição criada pelos
outros participantes!
Observação: faça um
registro da atividade através de vídeo ou foto. Se não conseguir registre as
sensações provocadas pela brincadeira. Essas atividades são para descontração e
interação com as pessoas que moram com você. Um momento para relaxar e ficarem
próximos, aproveite esses momentos.
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