segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Atividade 32

32° Atividade – aula 32 – Arte - Professora Jill Araujo.

 

Nome:________________________________________ 4° ano ___________.

 

Você assistiu no dia 08/09 pelo centro de mídias, com os professores Joelson Lima e Márcia Janini, a aula de arte – Improvisando com sombras, caso não tenha assistido ou não se lembre dessa aula, click no link abaixo e assista:

https://www.youtube.com/watch?v=FioKDlZ57oc

 

Jogos Teatrais

 

Os jogos de improviso fazem parte dos jogos teatrais.

Jogos teatrais são como outros jogos, como uma partida de futebol ou uma brincadeira de pega-pega: os jogadores devem saber as regras e se relacionar de acordo com elas.

No entanto, se em uma partida de futebol o objetivo e ganhar, no jogo teatral as coisas são diferentes: o jogo teatral não é um jogo competitivo. É um jogo colaborativo. Nele, todos jogam juntos, com o mesmo objetivo: experimentar e construir algo com a linguagem do teatro.

Pela prática dos jogos teatrais, exploramos a expressividade do corpo e da voz e a capacidade de criar em conjunto e exercitamos a imaginação.

Em algumas ocasiões, os jogos teatrais são apenas uma ferramenta para o ensino do teatro. Em outras ocasiões, são a parte central da peça, como nos jogos de improviso dos espetáculos que acabamos de conhecer.

 



 

Vamos experimentar!

 

Lembre-se do que aprendemos sobre os jogos teatrais: ninguém está disputando com ninguém, o objetivo principal é que todos os jogadores explorem juntos a linguagem teatral.

 

Entrevista da rainha

1 – Um jogador por vez participa do jogo, usando um nariz de palhaço (se não tiver pode pintar a ponta do nariz de vermelho). Ele será entrevistado pela rainha, o objetivo é responder tudo bem rápido para poder ser bobo da corte! Peça para as pessoas que moram com você participar da brincadeira.

 

2 – A entrevista é bem simples: basta explicar o que é determinado objeto ou determinada palavra. Mas a resposta tem de ser dada o mais rapidamente possível.

 

3 – Para dar início, a rainha pede a alguém da plateia que diga o nome de um objeto. E pergunta para o entrevistado: “o que é esse objeto?”.

 

4 – O entrevistado deve responder com agilidade.

 

5 – Então a rainha escolhe uma palavra da resposta do entrevistado e pergunta o significado dela. E, dessa resposta, pega outra palavra, e outra, até perguntar o significado de três palavras.

Por exemplo: a rainha pergunta o nome de um objeto para alguém da plateia. Outro participante diz: “cadeira”.

Então a rainha se volta para o entrevistado e pergunta: “o que é uma cadeira?”.

O entrevistado responde imediatamente: “é uma coisa que gente usa para sentar”.

Então a rainha pergunta: “o que é sentar?”. O entrevistado responde, e assim por diante.

 

6 – Encerrada a entrevista da rainha, o público avalia se o entrevistado pode ganhar uma vaga de bobo da corte.

 


 

Dicas

·         Quando você for o entrevistado, responda rapidamente, tentando explicar o que é a palavra. Se não souber o significado da palavra, invente. O mais importante é manter a agilidade.

·         A rainha não pode deixar a entrevista perder o ritmo. Se o entrevistado demorar, ela tem de pedira ele que se apresse.

 

 

Observação: faça um registro da atividade através de vídeo ou foto. Se não conseguir registre as sensações provocadas pela brincadeira. Essas atividades são para descontração e interação com as pessoas que moram com você. Um momento para relaxar e ficarem próximos, aproveite esses momentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividade de reposição

  Atividade de reposição – Arte - Professora Jill Araujo.   Nome:_______________________________________. ___° ano ___________.   Ob...