32°
Atividade – aula 32 – Arte - Professora Jill Araujo.
Nome:________________________________________ 4° ano
___________.
Você
assistiu no dia 08/09 pelo centro de mídias, com os professores Joelson Lima e Márcia
Janini, a aula de arte – Improvisando com sombras, caso não tenha assistido ou
não se lembre dessa aula, click no link abaixo e assista:
https://www.youtube.com/watch?v=FioKDlZ57oc
Jogos Teatrais
Os jogos
de improviso fazem parte dos jogos teatrais.
Jogos
teatrais são como outros jogos, como uma partida de futebol ou uma brincadeira
de pega-pega: os jogadores devem saber as regras e se relacionar de acordo com
elas.
No
entanto, se em uma partida de futebol o objetivo e ganhar, no jogo teatral as
coisas são diferentes: o jogo teatral não é um jogo competitivo. É um jogo
colaborativo. Nele, todos jogam juntos, com o mesmo objetivo: experimentar e
construir algo com a linguagem do teatro.
Pela
prática dos jogos teatrais, exploramos a expressividade do corpo e da voz e a
capacidade de criar em conjunto e exercitamos a imaginação.
Em
algumas ocasiões, os jogos teatrais são apenas uma ferramenta para o ensino do
teatro. Em outras ocasiões, são a parte central da peça, como nos jogos de
improviso dos espetáculos que acabamos de conhecer.
Vamos
experimentar!
Lembre-se
do que aprendemos sobre os jogos teatrais: ninguém está disputando com ninguém,
o objetivo principal é que todos os jogadores explorem juntos a linguagem
teatral.
Entrevista
da rainha
1 –
Um jogador por vez participa do jogo, usando um nariz de palhaço (se não tiver
pode pintar a ponta do nariz de vermelho). Ele será entrevistado pela rainha, o
objetivo é responder tudo bem rápido para poder ser bobo da corte! Peça para as
pessoas que moram com você participar da brincadeira.
2 –
A entrevista é bem simples: basta explicar o que é determinado objeto ou
determinada palavra. Mas a resposta tem de ser dada o mais rapidamente
possível.
3 –
Para dar início, a rainha pede a alguém da plateia que diga o nome de um
objeto. E pergunta para o entrevistado: “o que é esse objeto?”.
4 –
O entrevistado deve responder com agilidade.
5 –
Então a rainha escolhe uma palavra da resposta do entrevistado e pergunta o
significado dela. E, dessa resposta, pega outra palavra, e outra, até perguntar
o significado de três palavras.
Por
exemplo: a rainha pergunta o nome de um objeto para alguém da plateia. Outro
participante diz: “cadeira”.
Então
a rainha se volta para o entrevistado e pergunta: “o que é uma cadeira?”.
O
entrevistado responde imediatamente: “é uma coisa que gente usa para sentar”.
Então
a rainha pergunta: “o que é sentar?”. O entrevistado responde, e assim por
diante.
6 –
Encerrada a entrevista da rainha, o público avalia se o entrevistado pode
ganhar uma vaga de bobo da corte.
Dicas
·
Quando você for o entrevistado, responda rapidamente,
tentando explicar o que é a palavra. Se não souber o significado da palavra,
invente. O mais importante é manter a agilidade.
·
A rainha não pode deixar a entrevista perder o ritmo.
Se o entrevistado demorar, ela tem de pedira ele que se apresse.
Observação: faça um registro da atividade através de vídeo ou foto. Se não conseguir registre as sensações provocadas pela brincadeira. Essas atividades são para descontração e interação com as pessoas que moram com você. Um momento para relaxar e ficarem próximos, aproveite esses momentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário