35° Atividade – aula 35 – Arte - Professora Jill Araujo.
Nome:________________________________________
5° ano ___________.
Você assistiu no dia 29/09 pelo centro
de mídias, com os professores Joelson
Lima e Fernanda, a aula de arte – Toda música tem!, caso não tenha
assistido ou não se lembre dessa aula, click no link abaixo e assista:
https://www.youtube.com/watch?v=k7u5KMjNL4Q
O som ocupa o espaço
Escutamos muitos sons o tempo inteiro. Se observarmos as paisagens sonoras que nos cercam, perceberemos que os sons que as compõem têm diferentes intensidades. Alguns são mais fracos, suaves, outros são mais fortes.
Observe as imagens seguintes. Quais
delas você diria que remetem a um som muito forte? Quais remetem a sons mais
fracos? E a sons moderados?
Medindo
os sons
Quando avaliamos se um som é forte ou
fraco, estamos verificando qual é a intensidade dele. Essa propriedade é
provocada pela pressão que a onda sonora exerce sobre a orelha e pode ser
medida em decibéis (dB) por meio de um aparelho: o decibelímetro.
1 – Pesquisem aplicativos de
decibelímetro que podem ser instalados em um celular. Anote o nome desses
aplicativos.
2 – Observe o quadro abaixo, numere na
coluna dos decibéis os valores correspondentes da coluna do espaço:
Espaço |
Decibéis |
1 - Praça de
alimentação de shoppings |
( ) 130 dB |
2 – Conversa normal |
( ) 40 dB |
3 – Avião durante e
decolagem |
( ) 50 a 70 dB |
3 – Você costuma ouvir música ou
assistir à televisão em um volume muito alto?
4 – Quando você vai dormir, o ambiente
é silencioso?
5 – Como você se sente em um ligar
silencioso? E em um lugar com sons fortes?
Nenhum comentário:
Postar um comentário