35° Atividade – aula 35 – Arte - Professora Jill Araujo.
Nome:________________________________________
4° ano ___________.
Você assistiu no dia 29/09 pelo centro
de mídias, com os professores Joelson
Lima e Fernanda, a aula de arte – Convencional?, caso não tenha
assistido ou não se lembre dessa aula, click no link abaixo e assista:
https://www.youtube.com/watch?v=tWncTV5_V98
Jogo das quatro diferenças sonoras
1 – Observe as duas imagens abaixo:
A imagem 1 apresenta objetos que têm correspondentes na imagem 2.
·
Ligue
os objetos da imagem 2 aos objetos da imagem 1 que eram usados no passado para
funções parecidas.
·
Escreva
abaixo o nome dos objetos da imagem 1. Eles são iguaisaos nomes dos objetos da
imagem 2?
2 – Faça uma pesquisa com as pessoas
mais velhas da sua família. Pergunte:
·
Se
conhecem os objetos representados na imagem 1 e os sons que eles fazem.
·
Se
os adultos se lembram de algum som da infância ou da juventude que hoje não existe
mais.
·
Anote
o que descobriu.
Reconhecendo os sons
Você
é capaz de reconhecer a voz das pessoas que moram com você. Peça para seus
familiares te ajudarem nessa brincadeira.
1
– Forme uma roda e feche os olhos. Algum da sua família, que você não saberá
quem é, vai começar dizendo: Quem é o dono da voz?
2
– Sem abrir os olhos, você terá que descobrir quem disse a frase!
3
– Isso se repetirá até você descobrir os donos de todas as vozes das pessoas
que participaram da brincadeira com você.
Como
podemos perceber, é possível reconhecer a voz de cada pessoa como sua marca. O
mesmo acontece com os sons à nossa volta
Se
ouvimos o som da buzina de um carro ou do apito de um trem, sabemos sua origem.
A propriedade que nos permite diferenciar os sons é chamada de timbre.
Vamos
treinar nossa capacidade de reconhecer diferentes timbres?
1
– Peça a alguém de sua família que escolha diferentes objetos da sua casa e sem
que você veja, os espalhe na sua frente.
2
– Com os olhos vendados peça para que a pessoa escolha um objeto para fazer um
som.
3
– Adivinhe qual foi o objeto tocado! Você conseguiu perceber por meio da
escuta?
Nenhum comentário:
Postar um comentário