37° Atividade – aula 37 – Arte - Professora Jill Araujo.
Nome:________________________________________
4° ano ___________.
Linhas e medidas no espaço
Muitos artistas criam suas obras utilizando pontos, linhas e formas. Você já deve ter feito trabalhos artísticos com esses elementos, mas talvez não tenha pensado sobre isso. Pontos, linhas e formas são alguns dos elementos básicos usados na criação de desenhos, pinturas, gravuras e colagens.
Do ponto à linha e da linha à forma
Reconhecendo os elementos
1 – Observe os pontos, as linhas e as formas nas imagens a seguir.
O ponto é onde toda forma começa. Uma
linha é formada por uma sequência de pontos.
pontos
As linhas podem ter diferentes formatos e, dependendo de como são feitas, podem gerar sensações como agitação ou tranquilidade.
A linhas podem ter tamanhos, cores e direções variadas.
As formas são muito variadas. Podem ser quadradas, triangulares, redondas, ovais, entre outros tipos.
2 – Passe seu dedo indicador nas
linhas que formam as figuras acima. Repare que as linhas delimitam o espaço das
figuras, isto é, separam o que está dentro do que está fora.
3 – Encoste o dedo em qualquer parte
de uma linha e pense: Será que existe um ponto aí?
Explorando
pontos, linhas e formas
Agora que você já conhece esses três
elementos, é hora de usar sua imaginação para criar formas. No desafio a
seguir, tudo começa em um ponto e termina em outro, passando por muitos outros
pontos.
1 – O conjunto dos pontos abaixo pode
ser percorrido de vários modos. O seu desafio é mostrar dez maneiras diferentes
de fazer isso, criando algumas formas.
2 – Pegue cinco folhas de sulfite ou
do caderno de arte. Corte as folhas ao meio e copie os dezesseis pontos do
esquema acima em todas elas, ocupando um espaço do tamanho da sua mão fechada.
3 – Usando apenas linhas retas e sem
tirar a caneta do papel, crie um caminho diferente em cada um dos esquemas que
você preparou. Você pode passar mais de uma vez pelo mesmo ponto.
Hora
da reflexão
·
Você
já tinha observado e pensado sobre o ponto, a linha e as formas em outras aulas
de arte? Pense em exemplos.
·
Em
que ocasiões você percebe esses elementos no seu dia a dia?
·
Imagine
que você tivesse de fazer as formas usando somente linhas, sem os pontos
marcados no papel para seguir. Você acha que chegaria às mesmas formas que
criou? Por quê?
Nenhum comentário:
Postar um comentário