37° Atividade – aula 37 – Arte - Professora Jill Araujo.
Nome:________________________________________
3° ano ___________.
As pinturas contam histórias
Muitas vezes, quando olhamos para
fotografias, pinturas ou desenhos, diversas perguntas passam pela nossa cabeça.
Para tentar responder a essas perguntas, observamos essas obras até conseguir
interpretá-las. Esse exercício de interpretação chama-se leitura de imagens.
Você já tentou compreender uma imagem?
Já tinha pensado que podemos ler as imagens como se fossem textos? Na atividade
seguinte, você vai explorar um pouco mais a leitura de imagens. Ela terá quatro
etapas.
Para começar, observe a pintura abaixo:
As duas igrejas (Itanhém), de Anita Malfatti, 1940 (óleo sobre tela, 53, 8 cm x 66 cm).
Perguntar para descobrir
Observe novamente a imagem da página
anterior e responda às perguntas de cada etapa.
1 – Primeira etapa de leitura: Descrevendo a imagem.
·
O
que você vê na imagem? Existem pessoas, plantas, animais ou objetos nela? O que
está acontecendo na cena?
·
A
imagem lembra alguma situação que você já viu ou viveu?
2 – Segunda etapa da leitura: Pensando sobre cores e formas.
·
Que
cores você vê na imagem? Você consegue ver vários tons de uma mesma cor (por
exemplo, diferentes tipos de amarelo, de verde, de cinza)?
·
Quem
(ou o que) parece estar na frente ou atrás de quem (ou de quê)? Porque você
acha isso?
3 – Terceira etapa de leitura: Pensando sobre o contexto da imagem.
·
Você
acha que é de dia ou é noite? O que faz você pensar assim?
·
A
cena representada na imagem parece ser atual ou antiga? Por quê?
·
O
que você acha que a pessoa que criou essa imagem quis mostrar ou contar a quem
vê?
4 – Quarta etapa de leitura: Analisando a legenda.
·
Que
tipo de obra de arte a imagem mostra? Qual é o nome dessa obra?
·
Quem
fez essa obra? Quando ela foi feita?
·
A
legenda da imagem apresenta alguma informação diferente do que você tinha
pensando sobre a obra?
Hora
da reflexão
·
Você
já havia feito alguma dessas perguntas para descobrir as histórias que uma
imagem pode contar? Se já havia, como foi?
·
Você
gostaria de fazer perguntas que não aqui na atividade? Anota suas questões,
pois elas podem ser úteis em outras atividades de leitura de imagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário